Rolls-Royce oficializa elétrico Spectre


A Rolls-Royce oficializou o primeiro carro elétrico de sua história, chamado Spectre (leia aqui). Adiantado pela própria marca inglesa, o modelo chega para ser uma opção aos já refinados produtos da empresa, porém com propulsão “ecologicamente correta”. Ele já pode ser reservado pelos mais fiéis clientes, mas suas entregas começam apenas no último trimestre de 2023.

Esteticamente, o Spectre respeita a tradição da RR, adotando uma grande grade cromada na dianteira, ainda que tenha apenas função estética, e características como as portas com abertura invertida e as lanternas diminutas. Por outro lado, traz elementos próprios, como se vê nos conjuntos dos faróis e na queda à traseira que praticamente elimina o terceiro volume. O habitáculo também traz as linhas típicas dos veículos da Rolls e suas belas combinações de revestimento, adotando mostradores específicos no quadro digital e também comandos inéditos para o ar condicionado.

A plataforma do elétrico é a “Architecture of Luxury”, exclusiva da marca e que serve de base para seus demais produtos. Com ela, o Spectre mede 5,45 metros de comprimento, 2,08 m de largura e 1,56 m de altura, com entre-eixos de 3,21 m. As proporções o deixam próximo do descontinuado Phantom Coupé, vendido entre 2008 e 2016 e que, segundo a RR, é seu antecessor. O Spectre pesa 2.975 kg (vazio), sendo 700 kg somente da bateria. Por outro lado, possui coeficiente aerodinâmico de 0,25, o menor da história da Rolls,  o que ajuda a melhorar a eficiência.

Para o desempenho, há potência de 584 cv, com 91,8 kgfm de torque, energia suficiente para levá-lo de zero a 96 km/h em 4,4 segundos e percorrer mais de 500 km por recarga. A marca afirma, porém, que o foco não é eficiência ou performance, mas sensação de luxo. Para isso, aposta-se na suspensão Planar, que pode desacoplar algumas das barras estabilizadoras para uma atuação mais independente do conjunto.

A Rolls não indicou preços, mas informa que o Spectre ficará entre Cullinan e Phantom.

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